Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

11 julho, 2010

sobre direitos e reclamações

Há algum tempo eu digo que pode parecer besteira, mas é um dever nosso reclamar. Não, eu não estou confundindo direito com dever não, sei que é um direito nosso reclamar, mas infelizmente a maioria não faz isso (para a felicidade das empresas que, dessa maneira, não precisam melhorar nada).

Desde que a Lei que instituiu o código de defesa do consumidor foi aprovada, em 1990, muita coisa já melhorou em termos de produtos e serviços, mas estamos longe se chegar ao que os países mais evoluídos tem em matéria de direitos...e por um simples fato: Brasileiro não reclama! Pior, brasileiro tem VERGONHA de reclamar, passa por chato, por intransigente. (é só coincidência esse tipo de mentalidade colaborar com as grandes empresas que, por conta disso, abusam da gente, só coincidência, nada a ver com dominação econômica+dominação ideológica..#NOT).

Eu tenho uma lista de sites, telefones e endereços que eu chamo de "onde reclamar". faltam muitas coisas e agora estou sem tempo para reorganizá-la, mas como alguns amigos estão pedindo decidi colocá-la aqui e inclusive pedir a ajuda de todos para aprimorá-la.

Eu normalmente mando por e-mail para os meus alunos, que sempre dizem que não reclama por não saber onde fazer isso. Sei que ainda é pouco, mas é o que eu posso fazer, incentivar cada pessoa a conhecer seus direitos e não ter vergonha de cobrar por eles. Segue a lista:

A primeira coisa a ser feita é saber quais são os nossos direitos, parece besteira, mas não é.

Você pode começar por aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_do_consumidor

Um exemplo bem claro é que, quando paramos nosso carro em estacionamento pago, normalmente vemos uma placa que diz que eles não se responsabilizam por objetos deixados no carro, etc...mas eles tem que se responsabilizar SIM.

http://www.portaldoconsumidor.gov.br/ondereclamar.asp?env=y&categ=0&cdgr=todos

Portal do Consumidor, do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio. São 73 links dos órgãos governamentais responsáveis pelos serviços, separados por categorias (alimentos, contratos, direito do consumidor, educação, habitação, internet, meio-ambiente, produtos, saúde, serviços, trânsito). Você pode selecionar pelo seu Estado.

http://www.defendase.netba.com.br/


Reclamações – Telefonia: Para formalizar uma reclamação contra empresas de telefonia é bastante simples.
voce liga para a Anatel: 0800332001.
O ideal é ter o número de protocolo de atendimento e da pessoa que te atendeu. Pergunte o nome da pessoa e faça ela ter certeza que você anotou. Isso ajuda a ter um atendimento “melhor” (pelo medo que o atendente passou a ter de você reclamar dele, diretamente)

http://www.reclameaqui.com.br/reclame/

Site onde você pode reclamar de praticamente tudo, de serviços a produtos, e também pode pesquisar sobre a empresa antes de comprar. Vale a pena se cadastrar.

E pode reclamar pelo twitter também: http://twitter.com/reclameaqui

http://www.supersitesdaweb.com/denuncias_protestos_ajuda_consumidor.htm

http://www.reclamao.com/?gclid=CNKtsKf-46ICFRAN2godLg66wg

Site que mantem um ranking com as mais reclamadas e também as que mais resolvem os problemas! Interessante!

http://www.supersitesdaweb.com/denuncias_protestos_ajuda_consumidor.htm

Seleção de sites para reclamar de tudo!

http://www.emdefesadoconsumidor.com.br/index.asp

Muito bom!

http://tvverdesmares.com.br/institucional/fale-conosco/

TV Verdes Mares, você reclama, eles mostram na TV e vão atrás de respostas. Não é muito, mas já é algo, no mínimo os responsáveis pela Regional vão ter que dar a cara a tapa na Tv ou dizer que não querem responder...

http://portal.mj.gov.br/dpdc/main.asp?View={34BABDD6-829B-48C7-A6CC-78EC842CE0B4}

Site do Ministério da Justiça, reclamações diretas!

http://www.fortaleza.ce.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=7827&Itemid=12

Ouvidoria geral do município de Fortaleza

Órgãos no Ceará

Procon Estadual

DECON/CE - PROGRAMA ESTADUAL DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR
Endereço: RUA BARÃO DE ARATANHA, 100
Bairro: CENTRO
Cidade: FORTALEZA
UF: CE
CEP: 60.050-070
Dirigente: ANTÔNIO CARLOS DE AZEVEDO COSTA
Cargo: SECRETÁRIO(A) EXECUTIVO(A)
Telefone de Atendimento: (85) 3452-4501
Fax: (85) 254-4505
E-mail: DECON@ULTRANET.COM.BR
Home Page: WWW.DECOM.CE.GOV.BR

Entidades Civis de Defesa do Consumidor

MDC - Movimento das Donas de Casa do Ceará
Rua Solon Pinheiro, 1306, Bairro de Fátima
60050-041 – Fortaleza – Ceará - Brasil
Telefone: (085) 231-3212

VIDA BRASIL - Valorização do Indivíduo e Desenvolvimento Ativo
Av. Monsenhor Tabosa, 111, salas 21/23
60165-010 - Fortaleza – Ceará - Brasil
Telefone/Fax: (085) 253-4219

Instituto de Pesos e Medidas – IPEM

IPEM/FORT - Instituto de Pesos e Medidas de Fortaleza
Av. Luciano Carneiro, 1.320 - Vila União
60410-690 – Fortaleza – Ceará – Brasil
Telefone: (085) 272-7044
Fax: (085) 227-8412



2 comentários:

Bárbara disse...

PÃAOZADA CHEFA!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

Ótimas informações! Importantíssimo divulgar os direitos que muitos brasileiros não conhecem!!