A primeira coisa a ser feita é saber quais são os nossos direitos, parece besteira, mas não é.
Você pode começar por aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_do_consumidor
Um exemplo bem claro é que, quando paramos nosso carro em estacionamento pago, normalmente vemos uma placa que diz que eles não se responsabilizam por objetos deixados no carro, etc...mas eles tem que se responsabilizar SIM.
http://www.portaldoconsumidor.gov.br/ondereclamar.asp?env=y&categ=0&cdgr=todos
Portal do Consumidor, do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio. São 73 links dos órgãos governamentais responsáveis pelos serviços, separados por categorias (alimentos, contratos, direito do consumidor, educação, habitação, internet, meio-ambiente, produtos, saúde, serviços, trânsito). Você pode selecionar pelo seu Estado.
Reclamações – Telefonia: Para formalizar uma reclamação contra empresas de telefonia é bastante simples.
voce liga para a Anatel: 0800332001.
O ideal é ter o número de protocolo de atendimento e da pessoa que te atendeu. Pergunte o nome da pessoa e faça ela ter certeza que você anotou. Isso ajuda a ter um atendimento “melhor” (pelo medo que o atendente passou a ter de você reclamar dele, diretamente)
http://www.reclameaqui.com.br/reclame/
Site onde você pode reclamar de praticamente tudo, de serviços a produtos, e também pode pesquisar sobre a empresa antes de comprar. Vale a pena se cadastrar.
E pode reclamar pelo twitter também: http://twitter.com/reclameaqui
http://www.supersitesdaweb.com/denuncias_protestos_ajuda_consumidor.htm
http://www.reclamao.com/?gclid=CNKtsKf-46ICFRAN2godLg66wg
Site que mantem um ranking com as mais reclamadas e também as que mais resolvem os problemas! Interessante!
http://www.supersitesdaweb.com/denuncias_protestos_ajuda_consumidor.htm
Seleção de sites para reclamar de tudo!
http://www.emdefesadoconsumidor.com.br/index.asp
Muito bom!
http://tvverdesmares.com.br/institucional/fale-conosco/
TV Verdes Mares, você reclama, eles mostram na TV e vão atrás de respostas. Não é muito, mas já é algo, no mínimo os responsáveis pela Regional vão ter que dar a cara a tapa na Tv ou dizer que não querem responder...
http://portal.mj.gov.br/dpdc/main.asp?View={34BABDD6-829B-48C7-A6CC-78EC842CE0B4}
Site do Ministério da Justiça, reclamações diretas!
http://www.fortaleza.ce.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=7827&Itemid=12
Ouvidoria geral do município de Fortaleza
Órgãos no Ceará
Procon Estadual
DECON/CE - PROGRAMA ESTADUAL DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR
Endereço: RUA BARÃO DE ARATANHA, 100
Bairro: CENTRO
Cidade: FORTALEZA
UF: CE
CEP: 60.050-070
Dirigente: ANTÔNIO CARLOS DE AZEVEDO COSTA
Cargo: SECRETÁRIO(A) EXECUTIVO(A)
Telefone de Atendimento: (85) 3452-4501
Fax: (85) 254-4505
E-mail: DECON@ULTRANET.COM.BR
Home Page: WWW.DECOM.CE.GOV.BR
Entidades Civis de Defesa do Consumidor
MDC - Movimento das Donas de Casa do Ceará
Rua Solon Pinheiro, 1306, Bairro de Fátima
60050-041 – Fortaleza – Ceará - Brasil
Telefone: (085) 231-3212
VIDA BRASIL - Valorização do Indivíduo e Desenvolvimento Ativo
Av. Monsenhor Tabosa, 111, salas 21/23
60165-010 - Fortaleza – Ceará - Brasil
Telefone/Fax: (085) 253-4219
Instituto de Pesos e Medidas – IPEM
IPEM/FORT - Instituto de Pesos e Medidas de Fortaleza
Av. Luciano Carneiro, 1.320 - Vila União
60410-690 – Fortaleza – Ceará – Brasil
Telefone: (085) 272-7044
Fax: (085) 227-8412
2 comentários:
PÃAOZADA CHEFA!!!!!!!!!!!!
Ótimas informações! Importantíssimo divulgar os direitos que muitos brasileiros não conhecem!!
Postar um comentário