Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

02 julho, 2010

sobre a hybris e a Rede Globo

Hybris é um termo grego que significa o desafio, o crime do excesso e do ultraje. Traduz-se num comportamento de provocação aos deuses e à ordem estabelecida.

A hybris revela um sentimento de arrogância, de soberba e de orgulho, que leva os heróis da tragédia à insubmissão e à violação das leis dos deuses, da pólis (cidade), da família ou da natureza.

O conflito que nasce da hybris desenvolve-se através da peripécia (súbita alteração dos acontecimentos que modifica a acção e conduz ao desfecho), do reconhecimento (agnórise) imprevisto que provoca a catástrofe. O desencadear da acção dá-nos conta do sofrimento (páthos) que se intensifica (clímax) e conduz ao desenlace. O sofrimento age sobre os espectadores, através dos sentimentos de terror e de piedade, para purificar as paixões (catarse).

Na obra Felizmente Há Luar!, de Sttau Monteiro, a defesa da liberdade e da justiça, atitude de rebeldia, constitui a hybris (desafio) desta tragédia. Como consequência, a prisão dos conspiradores provocará o sofrimento (pathos) das personagens e despertará a compaixão do espectador.

O crescendo trágico, representado pelas diversas tentativas desesperadas para obter o perdão, acabará, em clímax, com a execução pública do General Gomes Freire e dos restantes presos. Este desfecho trágico conduz a uma reflexão purificadora (cathársis) que os opressores pretendiam dissuasora, mas que despertou os oprimidos para os valores da liberdade e da justiça.

E, no meu entender, não foi
(só)
o Dunga o ser que se deixou levar pela Hybris. Ele somente reagiu à hybris do torcedor brasileiro que, instigado pela Rede Globo por motivos outros, não consegue entender que um técnico da seleção nunca vai ter as bençãos de todos (ainda bem!). O Brasil foi quase medíocre em 94 e 2002 mas trouxe a taça, parece que somente isto basta. Eu prefiro um time como o de 82, que deu show mas não venceu, que os timinhos brasileiros dos últimos tempos.

E é patética a tentativa do Galvão e os seus de não criticar o Dunga diretamente, mas ficar jogando suas críticas no ar pra que as pessoas percebam.



Nenhum comentário: