Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

20 junho, 2010

sobre os pseudo-filósofos e a morte de Saramago

  1. Besteiras ditas pelo pseudofilósofo Paulo Giraldeli no twitter:
    Vaticano diz que Saramago era um "populista extremista". Eu acho que o Vaticano errou, Saramago era apenas um impostor estalinoide.
  2. A língua portuguesa teve um gênio da literatura: Machado de Assis.
  3. Percebemos quando uma pessoa sabe o que é literatura quando ela lê Machado, e sabemos que não entende quando gosta de Saramago.
  4. A literatura em língua portuguesa teve um gênio: Machado de Assis. E teve um impostor: Saramago.
  5. Saramago finalmente parou de escrever. Deus, mesmo não existindo, nos abençoou!
  6. Saramago está vagando, morto, procurando Deus. E Deus está se escondendo dele, pois o cara era muito chato mesmo!

    Deus não existe, mas só para poder dar um "pedala robinho" na cabeça vazia do Saramago, ele se auto-criou durante alguns dias.


Não tenho problemas com a filosofia pop, desde que seja realmente parte de uma reflexão profunda, tentando tocar as pessoas para tentar melhorar o mundo, acho bacana...o que não dá pra aguentar é filósofo que não consegue ver além do próprio nariz...

Eu, sempre que posso, mudo de opinião. Acho importante. Sou contra toda forma de determinismo, e se for pra melhorar, mudo mesmo. Mas tem gente que, ou não conhece nada, ou só quer aparecer, ou as duas coisas...mas, não nesse caso. O que me pareceu estupidez um dia, se confirmou:

Tem um tal de Paulo Giraldeli que se diz filósofo. Lembro que na época da graduação alguém me falou pra não cita-lo na minha monografia, não era muito bem visto pela academia. Achei besteira, mas acabei eliminando a citação por outros motivos.

Nesta semana o tal filósofo mais uma vez me mostrou que não tem muito a dizer...Com a morte do Saramago, querendo aparecer, resolveu criticar os que dizem ter perdido um grande escritor da língua portuguesa, dizendo que grande escritor mesmo foi o Machado de Assis. Não tenho dúvida que Machado é fantástico, assim como Fernando Pessoa E Saramago. Além de grande escritor, admiro sua coragem e capacidade de se indignar com as mazelas do mundo. Sempre fiquei admirada com sua força, sua generosidade, sua clareza, sua dedicação, sua luta por um mundo melhor para todos, com sua busca por justiça ( e sempre fez isso não porque deus queria, mas porque era certo). Era ateu e comunista. E daí? Precisa ser crente pra ser bom? (tantos exemplos teríamos agora que provam o contrário...). Dizem que gosto não se discute. Depois de boquinha da garrafa, dança da motinha e Rebolation alguém ainda poderia dizer isso? Eu discuto gosto sim. Li/Leio Machado e Saramago. Ambos são sensacionais.

Ah, escrevi para ele dizendo que achava estranho alguém se dizer filósofo e ter tal atitude...ele respondeu assim:
    Eu sou filósofo. E você é Loira.


Adorei a resposta, reforçou ainda mais o que eu já pensava a seu respeito. Mas, como ser humano que sou, não podia deixar de responder a ele no mesmo nível:

  1. Eu sou filósofa. E loira.
Ainda sobre a morte de Saramago, a presidenciável Marina Silva teve a infeliz ideia de fazer um comentário dizendo que é uma blasfêmia tanta gente se importar com a morte de um ateu...

Respeito quem tem suas crenças mas também exijo que respeitem as minhas. Uma pessoa ser atéia ou não não deveria ser motivo para os gnósticos tentarem minimizar a importância da luta, da coerência e da grandiosidade de alguém como Saramago. Não sou atéia mas tem hora que dá vontade de ser só para combater com ainda mais força quem se acha superior e tenta impor sua crença aos outros. Pelo mesmo motivo já pensei em ser lésbica ou negra, mas por motivos óbvios isso era inviável...

Fiquei muito triste com a morte desse grande escritor e grande SER HUMANO. No dia tentei escrever aqui sobre ele mas não consegui, como agora não consigo falar sem me emocionar. Como pessoa extremamente crítica que sou, não consegui aceitar os comentários das duas pessoas citadas acima e por conta disso não vou falar do mestre agora. Volto a falar somente sobre ele depois que passar a raiva, que sei que vai passar mais rapidamente que a tristeza...

3 comentários:

Bárbara disse...

Bom, eu já falei no twitter o que acho desse bosta. Adorei a resposta:"Eu sou filósofa e loira"!!!!
Adoro pessoas onde o glamour e a inteligência andam juntas!!!! Por isso eu te adoro!!!!
Pãozada nele!!!!

Diego disse...

Eu também fiquei triste com o falecimento do Saramago, principalmente porque só comecei a ler ele recentemente e de cara achei ele um gênio. Na sexta eu também fiquei bem desanimado, tanto que até desisti de escrever no meu blog, pq não entrava no clima pra falar de cinema e afins. Quanto ao infeliz que postou esse monte de besteira no twitter, o que posso dizer? Eu digo que vc é filósofa, é loira e é memorável nos dois. Conhecer vc na net me faz ter mais vontade ainda de ir pra Fortaleza conhecer vc pessoalmente (e o Ailton também, não se gabe! rs). Quem sabe um dia eu apareço por aí!

Patricia disse...

ola,
sou estudante de filosofia e adorei o seu relato sobre sua vida e sua perseverança pessoal,és uma pessoa muito batalhadora.Desde já, fico feliz por ter conseguido o que buscava na sua vida.bjosss

Atenciosamente, Patricia Rannielle