Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

18 abril, 2008

Florbela Espanca




Florbela...nome lindíssimo, de flor e de beleza...acompanhado por um Espanca, que foi o que a vida fez com ela, ou foi como ela viu a vida...de qualquer maneira sua obra é bela, tal como ela...




SÚPLICA



Olha pra mim, amor, olha pra mim;
Meus olhos andam doidos por te olhar!
Cega-me com o brilho de teus olhos
Que cega ando eu há muito por te amar.

O meu colo é arrninho imaculado
Duma brancura casta que entontece;
Tua linda cabeça loira e bela
Deita em meu colo, deita e adormece!

Tenho um manto real de negras trevas
Feito de fios brilhantes d'astros belos
Pisa o manto real de negras trevas
Faz alcatifa, oh faz, de meus cabelos!

Os meus braços são brancos como o linho
Quando os cerro de leve, docemente...
Oh! Deixa-me prender-te e enlear-te
Nessa cadeia assim eternamente!...

Vem para mim, amor... Ai não desprezes
A minha adoração de escrava louca!
Só te peço que deixes exalar
Meu último suspiro na tua boca!...




Mas eu




"Mas eu, em cuja alma se refletem
As forças todas do universo,
Em cuja reflexão emotiva e sacudida
Minuto a minuto, emoção a emoção,
Coisas antagônicas e absurdas se sucedem
Eu o foco inútil de todas as realidades,
Eu o fantasma nascido de todas as sensações,
Eu o abstrato, eu o projetado no écran,
Eu a mulher legítima e triste do Conjunto
Eu sofro ser eu através disto tudo como ter sede sem ser de água."

Álvaro de Campos (heterônimo de Fernando pessoa)




Aos filhos de leão




Aos Filhos de Leão (Oswaldo Montenegro)


Cada diamante ama o sândalo e o cravo
Ama o ouro, e alaranjado
O globo azul rodeia o sol
Cada diamante imita a mágica
Das tropicais florestas
Onde reina o leão,
Deus dos animais
Cada brilho seu reflete o coração dourado
O fogo, o poder, a vitalidade, o pai
Cada raio seu forma uma rua
Que vai dar na luz da lua
Doces caminhos astrais

Nenhum comentário: