Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

18 abril, 2008

Das coisas dos últimos dias...




Os últimos 10 dias foram muito difíceis, muita coisa ruim acontecendo, muita ansiedade em mim que já sou tão ansiosa, muita tristeza também, e daquelas que acabam diminuindo a alegrias das poucas coisas boas que aconteceram.
Das ruins, melhor calar. Das boas, amigos tomando novos rumos, novos amigos surgindo, minhas expectativas aumentando e as aulas do mestrado que finalmente começaram. Ter aula com o Manfredo Oliveira é fantástico, serão 4 horas toda terça-feira, o que não é fácil, mas é incrível como em uma hora de aula dele a gente aprende mais que em um mês (sendo otimista) com tantos outros "mestres". Muita coisa nova pra ler, filósofos que eu só ouvi falar e não estudei ( a linha de pesquisa da Uece é diferente) e ainda dar conta das coisas da casa...mas é assim, o primeiro passo eu já dei, falta agora um longo caminhar...





Zona Poética Liberada




Fui convidada a apresentar meus escritos no Centro Cultural Dragão do Mar e foi muito bom, quem tiver interesse é só ir no you tube (pesquisar como Erika Bataglia) ou no meu orkut.

Me chamaram agora pra me apresentar no Sesc, devo preparar algum tipo de performance, só não sei ainda qual. Alguma sugestão?




Dói no ouvido e na alma






Sem brincadeira, eu não sei onde vai parar nossa Magnífica Língua portuguesa com essa estória que escrever na internet tem que ser rápido e prático.
"Pra mim fazer" é o mínimo...vou começar a postar aqui essas "pérolas" que vemos por ai no orkut ou nos e-mails "mandados pra todo mundo"...

Dói ler isso, de verdade, quando estou lendo esse tipo de baboseira eu começo a enrugar a testa...e, sinceramente, a desculpa de escrever rápido não funciona, tem muita abobrinha escrita que é mais "comprida" que a palavra que seria correta...

Não estou pedindo aqui que apliquemos o português de Camões no dia-a-dia, mas o mínimo tem que haver...O pior são aqueles engraçadinhos que entram no seu orkut achando que são o máximo! Querer paquerar alguém falando "pra gente si vermos" não dá! Desses, eu já estou cuidando. Dá vontade de lançar um movimento pra reclamar desse povo que está escrevendo tão errado. Vontade de entrar no orkut deles e deixar um recadinho assim: A patrulha da língua portuguesa informa: Pra mim fazer não existe! É pra "eu" fazer!!! Já pensou no barraco? Ao invés da pessoa agradecer a ajuda, já que todos temos sempre a aprender, receberíamos em troca no nosso orkut juras de morte e coisas afim...é isso.





Frases de Freud










Como fica forte uma pessoa quando está segura de ser amada!

Um homem que está livre da religião tem uma oportunidade melhor de viver uma vida mais normal e completa.

A inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos.

Nenhum ser humano é capaz de esconder um segredo. Se a boca se cala, falam as pontas dos dedos

O pensamento é o ensaio da ação.

Qualquer coisa que encoraje o crescimento de laços emocionais tem que servir contra as guerras.

O estado proíbe ao indivíduo a prática de atos infratores, não porque deseje aboli-los, mas sim porque quer monopolizá-los.

A nossa civilização é em grande parte responsável pelas nossas desgraças. Seríamos muito mais felizes se a abandonássemos e retornássemos às condições primitivas.

O sonho representa a realização de um desejo.

Podemos nos defender de um ataque, mas somos indefesos a um elogio.

"É escusado sonhar que se bebe; quando a sede aperta, é preciso acordar para beber.

Não posso imaginar que uma vida sem trabalho seja capaz de trazer qualquer espécie de conforto. A imaginação criadora e o trabalho para mim andam de mãos dadas; não retiro prazer de nenhuma outra coisa.

É quase impossível conciliar as exigências do instinto sexual com as da civilização.

Os judeus admiram mais o espírito do que o corpo. A escolher entre os dois, eu também colocaria em primeiro lugar a inteligência.




A quem o Governo pretende enganar?





Eu sei, comprar à crédito é terrível, os juros são muito altos e normalmente se paga quase o dobro por um bem...mas e quem não tem outra maneira de comprar a não ser assim? São as pessoas apequenadas num mundo consumista que exige delas aquilo mesmo que as impede de ter! Eu não queria ter que comprar uma TV a cada 8 ou 10 anos, queria que a minha durasse o tempo que duravam as tvs da minha mãe, ou suas geladeiras e fogões, mas todos sabemos que a vida útil dos objetos tem sido cada vez menor, e não é culpa minha, não é culpa sua, é a forma que se encontrou de fazer girar a máquina capitalista que aumenta cada vez mais as distâncias...

O Governo quer diminuir o acesso à linhas de crédito em geral, e particularmente a dos veículos. Querem dessa maneira resolver dois problemas, o do consumismo exacerbado e a inviabilidade de certas cidades e seus trânsitos insuportáveis...é como querer arrancar a pele sem matar o boi...pra resolver problema de trânsito tem que melhorar o transporte público, e não impedir que pessoas comprem seus carros à perder de vista (porque quem realmente importa no caos urbano é quem tem dinheiro, e muito, pra comprar carro à vista, e estes não vão parar de consumir). Então a lógica é essa: você, que não tem como comprar um carrinho básico pra ir trabalhar ou estudar, que divide esse carro com seus parentes, não pode comprar, mas o empresário que tem 5 carros na garagem só pra ele, a mulher e o filho, pode? Você que tem que se apertar todo dia em ônibus lotado, que perde horas do seu dia no trajeto, já tem uma dificuldade enorme para conseguir comprar um carro usado e agora vai ser aindamais difícil? Ou muito me engano ou essa lógica está muito invertida...

Meu filho tinha uma bicicleta para ir à escola, mas foi roubado, e seria novamente quantas bicicletas tivesse...hoje ele tem que ir para a escola de carro pois é muito perigoso ir à pé ou de ônibus...e a culpa pelo caos é minha? Ah tá.

É claro que o aumento de consumo perpassa todas as classes sociais, mas só culpar quem não tem dinheiro é no mínimo mau uso da razão...consumimos coisas sem necessidade, aumentamos o lixo no mundo, perturbamos a paz natural das espécies e para que? Para ter mais que o vizinho? Eu quero é ter menos! Menos perturbação, menos prejuízo, menos imposto roubado, menos dívidas que não são minhas.

Engraçado é que o Governo quer que paremos de consumir mas ele, que deveria ser exemplo, consome recursos (nossos) em uma infinidade de ministérios absurdos e com falcatruas cada vez mais transparentes e nós continuamos aqui, esperando por uma solução misteriosa que irá, como ordem divina, cair sobre eles e nos restituir o que nos é próprio: a liberdade.





Mais um assalto...





Estávamos tranquilos no Cantinho da filosofia, dez da noite, quando entram 4 sujeitos, um deles armado, e anunciam o assalto...


Na hora dá um medo que paraliza (ainda bem) mas depois de ve-los indo embora com todas as bolsas que puderam pegar (de pessoas que sobrevivem com muita luta e com dignidade) vem uma raiva que vai crescendo e a gente pensa que não tem mais saída pra esse inferno que construimos. Eles podem ser vítimas da miséria, mas não é justo quem paga por isso sermos nós, e não os donos do mundo em seus carros blindados...

Nenhum comentário: