Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

30 abril, 2010

Sobre a democracia e outras mentiras

Interessante quando a gente encontra um trecho de uma obra que diz exatamente aquilo que procurávamos:

"A burocratização, a impessoalidade das relações sociais na nova sociedade industrial e a complexidade dos problemas impedia que um indivíduo pudesse atuar ativa e conscientemente no cenário político e social como propunha a teoria democrática.

Predominava agora a influência de grupos poderosos na administração da opinião pública. Neste novo ambiente, o que estava em jogo era o "pseudoambiente", ou seja, as imagens criadas indiretamente pela ação da mídia e do noticiário em nosso mapas mentais. São estas imagens estereotipadas da realidade que controlam os afetos e os rancores, e que determinam o humor do público. E elas resultam menos da capacidade cognitiva do indivíduo e mais da manipulação e administração do consenso social pelas partes interessadas."

Este trecho é de um livro de Walter Lipmann,( Opinião Pública), o autor que eu pesquisei na minha monografia da graduação, mas não conhecia esse tipo de texto dele (eu o usei pra falar sobre filosofia para crianças). Muito interessante ver como a dominação econômica é retroalimentada pela dominação ideológica, que a funda e mantém, num circulo vicioso no pior sentido que a palavra pode ter.

Enquanto isso vamos consumindo aquilo que não precisamos, desejando o que de fato não queremos e achando que isso é muito natural...

Compre batom, compre batom...

Um comentário:

Unknown disse...

Ah, eu tava conhecendo teu sobrenome, e acabei de lembrar! Vc era bolsista CAPES/REUNI tmb, neah?!