Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

08 janeiro, 2010

Chuva, lama e dor


Eu sei que os pais da menina que morreu na pousada estão sofrendo, sei que ela era linda, cheia de vida e tudo mais, mas alguém pode me explicar por que somente se fala da dor dessa família?E as outras tantas que sofreram, que perderam o pouco que tinham, que só aparecem como coadjuvantes para vender programa de TV? A desgraça é muito maior do que a que a TV e a internet insiste em mostrar simplesmente porque ANO QUE VEM VAI ACONTECER DE NOVO!!!Pode ser em outra cidade litorânea, pode ser em cidades atravessadas por rios, mas vai acontecer de novo, e de novo, e de novo...

É óbvio, eu sei, mas ninguém fala disso DE VERDADE! Ficam mostrando os estragos mas esquecem AS CAUSAS! Uma cidade inteira, linda, tombada pelo patrimônio, tombou agora diante da força da natureza, e o que eles falam? Que especialistas que reconstruiram Goiânia antiga irão ajudar a reconstruir a cidade paulista. Quaisquer 7 milhões resolvem o problema, é isso? CLARO QUE NÃO!!

O problema é muito maior, é estrutural, é social, é político acima de tudo! As pessoas não entendem o impacto que cada uma delas causa simplesmente por jogar um papel na rua, lixo nos córregos, bitucas de cigarro em áreas de mata seca! São situações ridículas, as pessoas até percebem que o lixo jogado se volta contra elas mas não aprendem, e não aprendem porque NINGUÉM ENSINA!! Ficam apenas culpando as pessoas mais carentes sem saber que o que é óbvio pra gente não é pra eles! Falta consciência crítica, falta percepção dos problemas, falta tempo para pensar! Quem trabalha pesado dia e noite não tem tempo pra mais nada além de ver novela e toda a bela parafernália de roupas e objetos que ela mostra e insiste que todo mundo deve ter! E a pessoa que mal tem o que comer se endivida pra usar a roupa que a mocinha usa na novela...é triste, é terrível, mas TEM QUE TER JEITO!

Eu sei que o sistema impede muitas mudanças, mas também sei que muita gente usa isto como desculpa para não fazer NADA! Ficam dizendo que não adianta, que a educação não vai fazer diferença porque as pessoas não terão força contra o sistema...e ninguém faz nada! TEMOS QUE QUEBRAR ESSE CÍRCULO VICIOSO!!

Desde que eu me entendo por gente São Paulo alaga com as chuvas. Desde cedo a lógica me dizia que se além de mim, cada pessoa jogasse apenas UM papelzinho na rua, seriam cerca de 8 milhões de papeizinhos indo parar nos esgotos (tô chutando o número, não sei quantas pessoas viviam em São Paulo quando eu tinha 6, 7 anos) e com certeza entupiria tudo! Eu simplesmente parei de jogar! É isso, não é nada, não deve ter feito a diferença mas é uma parte do caminho. tentei convencer quem eu pude para não jogar também, mostro isso nas minhas aulas, estou escrevendo aqui...é pouco, não é nada, mas é o mínimo que eu DEVO fazer. E você, o que você deve fazer e não faz?

E nem vou falar aqui da incompetência do povo (eu inclusive) em cobrar dos seus políticos o que eles devem fazer...




Nenhum comentário: