Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

02 outubro, 2010

sobre votos nulos e manipulação da midia

Tempo curto, mas não podia de comentar aqui um episódio dessa semana...

Estava trabalhando em casa quando começou o programa da Ana Maria Braga, que trazia uma procuradora eleitoral para ensinar o "povo" a votar. Me interessei pra saber o que é que iriam dizer, mas, é claro, só ficou no básico-horário de eleição, o que levar, as perguntas idiotas de sempre. Quando ela foi ensinar pra Ana a diferença entre votar em branco e votar nulo eu disse, agora quero ver ela falar o que aconteceria se a maioria votasse nulo! Mas, claro, ela não falou.

A Ana perguntou como fazia pra votar em branco, explicou que esse voto não "ia pra quem está na frente" e tal, aí explicou como se deve anular (digita um numero de candidato que não existe e confirma) e perguntou a diferença branco e nulo para a tal procuradora, que disse que praticamente não havia!! bom, a pergunta óbvia que qualquer anta faria era a seguinte: Se branco e nulo é a mesma coisa, por que os dois estão na urna eletrônica? Mas ela não fez!!

Ai, a surtada que vos fala, começou a correr atrás do site da Ana maria pra mandar a pergunta: E se metade mais um da população resolver votar nulo, o que aconteceria?

Já tinha desanimado quando o Louro José fala: estou recebendo perguntas pelo twitter...pronto, corri pro twitter e mandei umas 15 mensagens pro tal Louro, mas aí chegou a hora do comercial e eu indignada pois a tal procuradora respondeu tanta coisa idiota e deixou de lado-claro-esta.

No retorno do comercial a ana diz o seguinte: Nós recebemos mensagens insistentes de uma pessoa pedindo pra perguntar o que aconteceria se o povo votasse nulo e...eu nem acreditei! Podia até ser uma outra pessoa, mas que eu atormentei o twitter do louro, isso eu fiz! Mas, de nada adiantou, ela continuou dizendo que não era bem assim, que não seria anulado o pleito...e DESCONVERSOU!! Claro, a Globo tem muito interesse que o povo continue votando como gado que vai pra abate...

Bem, a dúvida é se a lei de fato existe e o que aconteceria. Diz o art. 224 do Código Eleitoral:

“Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos (…) o Tribunal marcará dia para nova eleição (…)”

Há quem diga que não é bem assim, que ela tem que ser entendida no contexto, claro, como temos leis obsoletas elas acabam gerando uma série de interpretações que favorece uns em detrimento de outros. Se de fato o pleito seria ou não cancelado não se sabe (algo me diz que não, por razões óbvias) mas uma coisa é certa: AS PESSOAS TALVEZ COMEÇASSEM A ACORDAR e percebessem que alguma coisa muito errada estava acontecendo, e iriam à LUTA pra conquistar o direito de ter novos candidatos...e, na minha cabeça maluca, iriam fazer isso até não ter mais ninguém elegível e aí sim começaria uma nova etapa nessa falsa democracia que nós temos.

Sei que é complicado conseguir isso, mas em algum momento nós teremos que tomar algumas decisões. Não sou muito velha, mas já percebi que, parodiando Eça de Queiroz, políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos pelo mesmo motivo...

Nenhum comentário: