Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

03 outubro, 2010

sobre a eleição, claro

Quando vim morar em Fortaleza não imaginava que iria encontrar pessoas que seriam tão importantes na minha vida. Uma das coisas que mais me faz ser feliz pelos amigos que tenho é a sua gana por justiça, e sua luta incessante e esclarecida pela melhoria da nossa realidade. Mesmo divergindo em pequenos pontos, uma coisa nos une: Justiça tem que ser para TODOS, senão não é justiça, é favorecimento.

Com a correria desses dias pensei em não responder à eles sobre as eleições de hoje por saber que, em poucas palavras, esse ser prolixo que vos fala não seria capaz de expor tudo o que penso sobre a eleição, mas não consegui e, mesmo sabendo ser pouco e insuficiente, exponho aqui o que penso hoje:

Não pedi licença a eles para colocar nossa conversa que se deu por e-mail por ter a absoluta certeza que eles não se importariam, já que suas ideias devem ser difundidas...Eu respondi assim: (A quem quiser entender melhor nossa conversa, sugiro começar a ler pelo final :)... Ah, vou tirar os emails..rs

Voto não muda a realidade. Voto perpetua o sistema, que é injusto/hipócrita por natureza. Mas é nosso único instrumento no momento. Hoje nós (so cool) temos consciência que além do voto, muito mais se deve fazer, ao longo dos dias, para TENTAR mudar de fato a realidade, através de nossos atos de cobrança aos nossos representantes e esclarecimento àqueles que ainda não perceberam como esse sistema é medíocre. Democracia em um país de miseráveis que somente lutam pela sobrevivência diária é quase uma piada. Estamos fazendo nossa parte, inclusive mudando quando é preciso. Sempre votei no PT mas hoje não vou votar por achar que a Dilma vai ganhar independentemente do meu voto e, como sempre fui de esquerda, voto no Psol (mas é claro que se eu percebesse que haveria a chance do PSDB ganhar, com certeza mudaria meu voto e lutaria por outros mais, como sempre fiz). Concordo com o Israel, o PT trouxe alguns avanços, mas poderia ter conquistado mais. Depende de nós. Depende de nossa capacidade de ir além e buscar sempre a efetivação de nossos direitos. Não é fácil, mas é nossa luta hoje e será sempre...

abraços saudosos e orgulhosos pelos amigos que tenho...


Erika Bataglia
'Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.' (Fernando Pessoa)






Date: Sun, 3 Oct 2010 09:28:31 -0300
Subject: Re: Res: Plínio
From: muriloebster


Psol no legislativo...
Lembram quando se dizia a mesmíssima coisa do PT? Que era pra ter alguém do PT no legislativo pra vigiar os demais?
Quando eu voltar, lerei o texto em minúcias, e me pronunciarei. Apesar de não votar hoje, ok?
Beijos, e boa sorte!

Em 3 de outubro de 2010 08:22, Danilo Pinheiro > escreveu:
Boa constatação, Israel! O PSol no legislativo! É isso aí!
?

--- Em dom, 3/10/10, Israel Sena < escreveu:

De: Israel Sena <>
Assunto: Re: Res: Plínio



(Esqueci de dizer só uma coisa q aparentemente vai contra a todo o outro discurso e vcs vão me achar totalmente doido. rs)
Para o Legislativo, apoio o Psol de ponta a ponta... É sério!
A extrema Esquerda tem de estar no Legislativo pra fazer força contra o PFL-PSDB...
É isso.
Abraço.

--- Em dom, 3/10/10, Israel Sena escreveu:

De: Israel Sena >
Assunto: Re: Res: Plínio
Para:

O governo Lula apresentou duas propostas de reforma tributária q diminuiriam os impostos sobre a produção e aumentariam os sobre o patrimônio. As propostas sequer chegaram às comissões especializadas do Congresso, em razão de 'forças ocultas'. Isso é só um exemplo.
Por isso, achei perfeita e adequada a indagação da autora do blog sobre se o Psol, caso o Plínio seja eleito, vai fechar o Congresso pra implementar as medidas q defende. Só assim pra passar, por ex, a reforma agrária do Psol e a suspensão do pagamento da dívida pública, cuja impossibilidade a Direita ja deixou expressa na Constituição.
Sinceramente, não acredito q Maluf, Collor, Tasso, Sarney (e etc) deixem de ser eleitos ou percam a influência q têm.
Não acredito tbm q o povo q vota nessa galera vá sair na rua pra derrumar governo e menos ainda q vá pegar em arma.
Mesmo eu me considerando de Esquerda, não acredito na plataforma do Plínio, pois acho que está desvinculada da realidade, não só do que trata à governabilidade, mas tbm no que trata à postura do povo q é o grande prejudicado pelo sistema atual.
As mudanças são gradativas (a não ser q haja uma revolução, q acho praticamente impossível acontecer). No governo Lula houve uma real melhoria na qualidade de vida da população, é indiscutível.
Por isso (e ainda tem o meu pavor ao Serra-PSDB-PFL gritando no juízo...) e mesmo ciente das imperfeições e erros do atual governo, voto amanhã na Dilma.
Beijo-Abraço a todos.


--- Em dom, 3/10/10, Rodrigo Faria < escreveu:

De: Rodrigo Faria
Assunto: Res: Plínio
Para:

Havia eu respondido só pro Mr. Israel (que com um nome desse não poderia ser menos polêmico), mas o debate se ampliou e acho que vale a pena copiar pra vcs o que respondi...

"Bom, quanto ao texto, uma pena que vc pense assim. Para mim, sinceramente, votar na Dilma e no PT hoje em dia é que é ingenuidade e utilitarismo. Digo isso de cadeira, pois já senti na pele como é a gestão PT no poder e não gostei nem um pouco.

Negar que houve melhorias?! Longe de mim fazer isso, mas melhorias podem ocorrer em qualquer gestão (como o Plínio bem ressaltou no debate, embora sempre ocorrerão menos mudanças numa gestão do PSDB). Quero é mudança! E para qualquer um que não tenha ficado satisfeito com o pouco tempo do programa do PSol na TV e tenha ido atrás de mais informações, fica claro que o partido tem reais propostas pra transformar.

Utópico?! Sim, graças a Deus!"

Bem parecido com o que a Val escreveu há pouco, né?! Será que ambos sofremos lobotomia ou realmente acreditamos e vivenciamos o que acabamos de falar?

Bjos e abraços,

Rodrigo


De: Val Pinheiro
Para:

E pra mim ela apenas conseguiu condensar um monte de clichês.

Dizer que quem vota PSOL é adolescente e ingênuo é ignorancia e/ou mau caratismo. Não sou nenhum dos dois, como muitos dos que estão brigando por voto nesse partido.
Votamos PSOL pq não nos contentamos com pouco. Pq não caímos no pragmatismo eleitoral não claro nesse post. Sou da esquerda nova, com valores democráticos, que fala de meio ambiente, etc, etc.

O avanço conseguido com o Lula é inegável, o apoio popular dele tb o é. O Bolsa-familia é importante, mas para aí. Mas dizer que estou satisfeita com isso é mentira. Dizer que isso é o máximo onde conseguimos chegar é mentira. Eu acredito na possibilidade de mudanças profundas. Se não for com o Congresso, vai ser com o povo nas ruas.

Quer ver as propostas do PSOL, vá no site. Nao dá pra repassar tudo tendo 50 segundos no programa eleitoral. E no debate concordo com a estratégia de deixar claro os projetos opostos, a visão de brasil contraditória com os 3 demais candidatos.

Passei alguns anos do governo esperando o lula diminuir as grandes fortunas, confrontar os grandes empresários, fazer projetos estruturantes e não puramente demagógicos e que são um presente pro capital (ex: minha casa minha vida), parar de perseguir rádio comunitária, mexer com os privilégios das concessões públicas de tv, fazer auditoria da dívida, não retroceder nas políticas de proteção ao meio ambiente, não permitir o uso descontrolado do nosso litoral. Quero ver desapropriar terreno que nao tá sendo usado, quero ver reforma agrária, quero ver o fim de corrupção dentro do alto escalão do governo, quero ver transparência na gestão pública, quero ver uma nova maneira de fazer política e não quero ver o meu presidente de esquerda pedindo voto pra Roseana Sarney, por exemplo.

Com Dilma vai ser Direita volver. Zeus nos guarde. Vou continuar fazendo meu trabalho de base que é a unica coisa capaz de realmente mudar alguma coisa... lá de cima só vem bordoada.

Quem não acredita mais nisso, e se contenta com Dilma e cia, só lamento. Mas, a luta é histórica e a gente vai dialogando e se fazendo real/possivel principalmente pela classe oprimida que é quem deve mesmo entender o recado.


Em 2 de outubro de 2010 19:37, Israel Sena escreveu:
Essa mulher falou absolutamente tudo o que penso sobre essa eleição.




--
"Quem não se movimenta não conhece as correntes que o prendem" (Rosa Luxemburgo)

"Que não sobre nada que não seja gente
com sangue nas veias,
com força no peito,
com raiva no jeito
e paz no coração" (Cláudio Lessa)

Nenhum comentário: