Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

15 março, 2015

ok, não consigo ficar quieta...
Nesta semana que passou alguns alunos muito queridos me escreveram ou me procuraram dizendo que deixariam de estudar por não estar conseguindo o FIES. Fiquei muito triste e tenho acompanhado muito de perto a angústia de tantos alunos como eles, inclusive com algumas ações na faculdade para ajudá-los enquanto o aditamento não sai...
Sei que é difícil pensar no futuro estando tudo tão incerto (eu que o diga) mas perguntei a uma dessas alunas desde quando ela tinha FIES...e ela disse que tinha 50% de Prouni e 50% de FIES desde que começou a faculdade, três anos atrás...e que se não fosse por isso nunca teria conseguido entrar numa faculdade...eu sei o quanto é difícil pensar em uma faculdade vindo de uma família que nunca pode estudar pois foi assim comigo, mas que ela já tinha ido tão longe que devia continuar tentando... no final da nossa conversa ela disse que continuaria tentando pois falta tão pouco pra terminar...fiquei orgulhosa e triste...Orgulhosa pela força dela e triste por ver que as políticas públicas não se mantém em função de interesses políticos mesquinhos...
Muitos conseguiram estudar nesses últimos anos com as bolsas e financiamentos, que agora ficaram tão difíceis...mas muitos já se formaram ou estão perto disso, e parece que nada tem valor...
Eu tive graduação gratuita, mestrado com bolsa e estou lutando no doutorado onde as verbas não chegam tão facilmente...sou de uma classe que há 20 anos não teria a menor chance de colocar os pés numa universidade, e já passei por duas e estou na terceira como aluna e pretendo um dia estar como professora...Há 20 anos, eu nem sonhava...
Vamos fazer as devidas críticas, vamos cobrar postura ética, mas não vamos ignorar a realidade. Não precisei viver a ditadura militar para sofrer a dor de quem deu a vida pela democracia...Mas vamos fazer uma democracia verdadeira, com discussão ampla e irrestrita, profunda e não rasa como tantos gritos que vemos por ai...vamos cobrar mas antes vamos olhar para nós mesmos e vermos o quanto somos corruptos nas pequenas coisas da vida...corrupção não é questão de tamanho, é questão de atitude, ou se é ou se não é. Quer cobrar, cobre, mas junte a isso um pouquinho mais de coerência...e um pouquinho mais de conhecimento histórico (não, leu na veja ou viu na rede globo não vale, não vale mesmo, a manipulação começa ai) e bom senso para discutir de forma aprofundada um tema que é tão importante pra nossa nação.
LUTAR É PRA TODO DIA!

Nenhum comentário: