Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

27 agosto, 2011

sobre a palestra com Leonardo Boff



O ginásio poliesportivo de Juazeiro do Norte estava repleto de pessoas com cara de gente rica (o ingresso caro colaborou com isso). Quem organizou o evento foi a faculdade Leão Sampaio, e eu acho que boa parte das pessoas eram professores de lá. Gostei dos propósitos que eles tanto divulgaram, mas não gostei do telão passando durante TODO O TEMPO a propaganda dos apoiadores...
Bem, depois de um atraso que eu duvido que ocorra em lugares mais sérios, e depois da babação natural de pessoas que querem falar mais que ele, finalmente ele foi chamado! Entrou rodeado de crianças muito pequenas que, segundo a apresentadora, seriam os portadores da ética dos anos 2050...mas além das crianças e de uma cadeirante, ele entrou com pelo menos 3 seguranças, o que me fez pensar o motivo disso...num local com pessoas esclarecidas, que pagaram caro para estar alí, devia haver essa preocupação toda com segurança?
A imagem dele é encantadora. Parece mesmo um Papa Noel, e ele não deve gostar disso. Sua figura mistura algo de frágil mas com uma aura tão forte que é impactante. Mas a voz dele é única. Doce, suave, mesmo ao falar de coisas tão importantes e trágicas, sugere sempre uma leveza que me é estranha nesses assuntos (quem é meu aluno ou já me ouvi falar sabe, eu chego a ser dura ao falar de injustiças).
Ele passou um video feito a partir da CArta da Terra, documento feito por várias pessoas no mundo (ele, inclusive) depois de uma pesquisa sobre como deveriamos tratar o planeta. O video é lindo e nele eu vi imagens de colagens muito bonitas e delicadas, quando fui ver os livros a venda vi que havia cartões com material reciclado feitos por uma ONG de Petrópolis chamada filhos da terra...Comprei 3 cartões lindíssimos e pretendo transformá-los em quadros...
o Tema da palestra era "Ética, Educação e Inclusão: que Brasil queremos? Mas ele falou prioritariamente das questões contidas na Carta da Terra. Vou colocar minhas impressões sobre a fala dele num post a parte...

Nenhum comentário: