
Ontem, na palestra do Café e Filosofia sobre Ortega y Gasset, vi esse slide e não resisti...resolvi postar aqui em homenagem aos amigos inexoráveis que tenho (na boa acepção da palavra, claro)!!
Pois bruta é a luta, vívida e presente. Mas o riso se forma ao despertar de uma flor, aquela que se quer,autêntica.
Aa personagem que convenceria as pessoas a serem menos alienadas
Shakespeare, Pablo Neruda, Camus, Clarice Lispector, Cecília Meireles, Vinícius, Chico Buarque...já pensou as coisas lindas que eu receberia deles?
não sei, via pouca tv, tinha que ajudar minha mãe em casa...
Escritora e atriz...sendo professora sou um pouco das duas coisas
claro que não, não é através da política que se vai mudar o mundo...
Os melhores: Dona Neide na segunda série, Ruy na faculdade, Cleomar na pós...eles me ensinaram mais que o conteúdo programático, eles me mostraram que eu podia ir além...
Justiça, amizade e sapiência...
Essa é meio óbvia, mas comigo mesma...saber reconhecer o que temos de bom e compreender e aceitar o que não é tão bom faz parte da sabedoria que busco tanto alcançar
Pra Europa, começando pelas antigas cidades-estado gregas (o que inclui parte da hoje Itália e Turquia), passando por todos os locais onde os grandes filósofos estiveram...depois pelas cidades dos grandes mestres da pintura e escultura, e depois pelas terras dos grandes homens/mulheres da literatura...Alguém quer fazer uma vaquinha pra me mandar pra la?
Boa constatação, Israel! O PSol no legislativo! É isso aí!?
--- Em dom, 3/10/10, Israel Sena < escreveu:
De: Israel Sena <>
Assunto: Re: Res: Plínio
(Esqueci de dizer só uma coisa q aparentemente vai contra a todo o outro discurso e vcs vão me achar totalmente doido. rs)Para o Legislativo, apoio o Psol de ponta a ponta... É sério!A extrema Esquerda tem de estar no Legislativo pra fazer força contra o PFL-PSDB...É isso.Abraço.
--- Em dom, 3/10/10, Israel Sena escreveu:
De: Israel Sena >
Assunto: Re: Res: Plínio
Para:
O governo Lula apresentou duas propostas de reforma tributária q diminuiriam os impostos sobre a produção e aumentariam os sobre o patrimônio. As propostas sequer chegaram às comissões especializadas do Congresso, em razão de 'forças ocultas'. Isso é só um exemplo.Por isso, achei perfeita e adequada a indagação da autora do blog sobre se o Psol, caso o Plínio seja eleito, vai fechar o Congresso pra implementar as medidas q defende. Só assim pra passar, por ex, a reforma agrária do Psol e a suspensão do pagamento da dívida pública, cuja impossibilidade a Direita ja deixou expressa na Constituição.Sinceramente, não acredito q Maluf, Collor, Tasso, Sarney (e etc) deixem de ser eleitos ou percam a influência q têm.Não acredito tbm q o povo q vota nessa galera vá sair na rua pra derrumar governo e menos ainda q vá pegar em arma.Mesmo eu me considerando de Esquerda, não acredito na plataforma do Plínio, pois acho que está desvinculada da realidade, não só do que trata à governabilidade, mas tbm no que trata à postura do povo q é o grande prejudicado pelo sistema atual.As mudanças são gradativas (a não ser q haja uma revolução, q acho praticamente impossível acontecer). No governo Lula houve uma real melhoria na qualidade de vida da população, é indiscutível.Por isso (e ainda tem o meu pavor ao Serra-PSDB-PFL gritando no juízo...) e mesmo ciente das imperfeições e erros do atual governo, voto amanhã na Dilma.Beijo-Abraço a todos.
--- Em dom, 3/10/10, Rodrigo Faria < escreveu:
De: Rodrigo Faria
Assunto: Res: Plínio
Para:
Havia eu respondido só pro Mr. Israel (que com um nome desse não poderia ser menos polêmico), mas o debate se ampliou e acho que vale a pena copiar pra vcs o que respondi...
"Bom, quanto ao texto, uma pena que vc pense assim. Para mim, sinceramente, votar na Dilma e no PT hoje em dia é que é ingenuidade e utilitarismo. Digo isso de cadeira, pois já senti na pele como é a gestão PT no poder e não gostei nem um pouco.
Negar que houve melhorias?! Longe de mim fazer isso, mas melhorias podem ocorrer em qualquer gestão (como o Plínio bem ressaltou no debate, embora sempre ocorrerão menos mudanças numa gestão do PSDB). Quero é mudança! E para qualquer um que não tenha ficado satisfeito com o pouco tempo do programa do PSol na TV e tenha ido atrás de mais informações, fica claro que o partido tem reais propostas pra transformar.
Utópico?! Sim, graças a Deus!"
Bem parecido com o que a Val escreveu há pouco, né?! Será que ambos sofremos lobotomia ou realmente acreditamos e vivenciamos o que acabamos de falar?
Bjos e abraços,
Rodrigo
De: Val Pinheiro
Para:
E pra mim ela apenas conseguiu condensar um monte de clichês.
Dizer que quem vota PSOL é adolescente e ingênuo é ignorancia e/ou mau caratismo. Não sou nenhum dos dois, como muitos dos que estão brigando por voto nesse partido.
Votamos PSOL pq não nos contentamos com pouco. Pq não caímos no pragmatismo eleitoral não claro nesse post. Sou da esquerda nova, com valores democráticos, que fala de meio ambiente, etc, etc.
O avanço conseguido com o Lula é inegável, o apoio popular dele tb o é. O Bolsa-familia é importante, mas para aí. Mas dizer que estou satisfeita com isso é mentira. Dizer que isso é o máximo onde conseguimos chegar é mentira. Eu acredito na possibilidade de mudanças profundas. Se não for com o Congresso, vai ser com o povo nas ruas.
Quer ver as propostas do PSOL, vá no site. Nao dá pra repassar tudo tendo 50 segundos no programa eleitoral. E no debate concordo com a estratégia de deixar claro os projetos opostos, a visão de brasil contraditória com os 3 demais candidatos.
Passei alguns anos do governo esperando o lula diminuir as grandes fortunas, confrontar os grandes empresários, fazer projetos estruturantes e não puramente demagógicos e que são um presente pro capital (ex: minha casa minha vida), parar de perseguir rádio comunitária, mexer com os privilégios das concessões públicas de tv, fazer auditoria da dívida, não retroceder nas políticas de proteção ao meio ambiente, não permitir o uso descontrolado do nosso litoral. Quero ver desapropriar terreno que nao tá sendo usado, quero ver reforma agrária, quero ver o fim de corrupção dentro do alto escalão do governo, quero ver transparência na gestão pública, quero ver uma nova maneira de fazer política e não quero ver o meu presidente de esquerda pedindo voto pra Roseana Sarney, por exemplo.
Com Dilma vai ser Direita volver. Zeus nos guarde. Vou continuar fazendo meu trabalho de base que é a unica coisa capaz de realmente mudar alguma coisa... lá de cima só vem bordoada.
Quem não acredita mais nisso, e se contenta com Dilma e cia, só lamento. Mas, a luta é histórica e a gente vai dialogando e se fazendo real/possivel principalmente pela classe oprimida que é quem deve mesmo entender o recado.
Em 2 de outubro de 2010 19:37, Israel Sena escreveu:
Essa mulher falou absolutamente tudo o que penso sobre essa eleição.
--
"Quem não se movimenta não conhece as correntes que o prendem" (Rosa Luxemburgo)
"Que não sobre nada que não seja gente
com sangue nas veias,
com força no peito,
com raiva no jeito
e paz no coração" (Cláudio Lessa)
Tempo curto, mas não podia de comentar aqui um episódio dessa semana...
Estava trabalhando em casa quando começou o programa da Ana Maria Braga, que trazia uma procuradora eleitoral para ensinar o "povo" a votar. Me interessei pra saber o que é que iriam dizer, mas, é claro, só ficou no básico-horário de eleição, o que levar, as perguntas idiotas de sempre. Quando ela foi ensinar pra Ana a diferença entre votar em branco e votar nulo eu disse, agora quero ver ela falar o que aconteceria se a maioria votasse nulo! Mas, claro, ela não falou.
Ai, a surtada que vos fala, começou a correr atrás do site da Ana maria pra mandar a pergunta: E se metade mais um da população resolver votar nulo, o que aconteceria?
Bem, a dúvida é se a lei de fato existe e o que aconteceria. Diz o art. 224 do Código Eleitoral:
“Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos (…) o Tribunal marcará dia para nova eleição (…)”
Sei que é complicado conseguir isso, mas em algum momento nós teremos que tomar algumas decisões. Não sou muito velha, mas já percebi que, parodiando Eça de Queiroz, políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos pelo mesmo motivo...