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25 março, 2015

Sobre as discussões sobre a redução da maioridade penal...

UNESCO apresenta vários motivos...
https://18razoes.wordpress.com/2015/03/24/reducao-da-maioridade-penal-para-adolescentes-os-riscos-do-oportunismo-2/#more-1242

15 março, 2015

Redemocratização incompleta perpetua desigualdades no Brasil, diz relatório.
O relatório final da Comissão da Verdade "Rubens Paiva" afirma que a segurança pública militarizada e a educação precária, heranças da ditadura, mantêm a sociedade desigual.

http://www.cartacapital.com.br/sociedade/redemocratizacao-incompleta-perpetua-desigualdades-no-brasil-diz-relatorio-573.html

Em semana da apresentação de um documento tão importante a maioria das pessoas estava preocupada se um tal personagem de novela ia morrer ou não...nesta mesma semana pessoas gritam enfurecidas por um impeachment que tiraria UMA pessoa, enquanto 1/3 do congresso e/ou senado estão nomeadamente envolvidos no maior escândalo DESCOBERTO no país...Me desculpem os que insistem em achar que se tem que ir pra rua pedir a saída de UMA pessoa, aproveitem que estão por ai e peçam a VERDADEIRA MUDANÇA DA POLÍTICA BRASILEIRA.
E sejam vocês mesmos os agentes de mudança, começando pela própria vida, pq reclamar que os outros não fazem é fácil.
Por favor, aprofundem as discussões...tem gente pedindo MESMO o retorno da ditadura militar!!! Por favor, me poupem.Aliás, melhor, me surpreendam...
ok, não consigo ficar quieta...
Nesta semana que passou alguns alunos muito queridos me escreveram ou me procuraram dizendo que deixariam de estudar por não estar conseguindo o FIES. Fiquei muito triste e tenho acompanhado muito de perto a angústia de tantos alunos como eles, inclusive com algumas ações na faculdade para ajudá-los enquanto o aditamento não sai...
Sei que é difícil pensar no futuro estando tudo tão incerto (eu que o diga) mas perguntei a uma dessas alunas desde quando ela tinha FIES...e ela disse que tinha 50% de Prouni e 50% de FIES desde que começou a faculdade, três anos atrás...e que se não fosse por isso nunca teria conseguido entrar numa faculdade...eu sei o quanto é difícil pensar em uma faculdade vindo de uma família que nunca pode estudar pois foi assim comigo, mas que ela já tinha ido tão longe que devia continuar tentando... no final da nossa conversa ela disse que continuaria tentando pois falta tão pouco pra terminar...fiquei orgulhosa e triste...Orgulhosa pela força dela e triste por ver que as políticas públicas não se mantém em função de interesses políticos mesquinhos...
Muitos conseguiram estudar nesses últimos anos com as bolsas e financiamentos, que agora ficaram tão difíceis...mas muitos já se formaram ou estão perto disso, e parece que nada tem valor...
Eu tive graduação gratuita, mestrado com bolsa e estou lutando no doutorado onde as verbas não chegam tão facilmente...sou de uma classe que há 20 anos não teria a menor chance de colocar os pés numa universidade, e já passei por duas e estou na terceira como aluna e pretendo um dia estar como professora...Há 20 anos, eu nem sonhava...
Vamos fazer as devidas críticas, vamos cobrar postura ética, mas não vamos ignorar a realidade. Não precisei viver a ditadura militar para sofrer a dor de quem deu a vida pela democracia...Mas vamos fazer uma democracia verdadeira, com discussão ampla e irrestrita, profunda e não rasa como tantos gritos que vemos por ai...vamos cobrar mas antes vamos olhar para nós mesmos e vermos o quanto somos corruptos nas pequenas coisas da vida...corrupção não é questão de tamanho, é questão de atitude, ou se é ou se não é. Quer cobrar, cobre, mas junte a isso um pouquinho mais de coerência...e um pouquinho mais de conhecimento histórico (não, leu na veja ou viu na rede globo não vale, não vale mesmo, a manipulação começa ai) e bom senso para discutir de forma aprofundada um tema que é tão importante pra nossa nação.
LUTAR É PRA TODO DIA!


Na sexta-feira várias pessoas foram às ruas pela REFORMA Política. Hoje muitas foram por várias coisas, de algumas que eu vi: impeachment da Dilma, Volta da ditadura militar, volta do imperio (vi uma foto de uma bandeira do Brasil imperial, mas tão dizendo que é a volta da novela), fim das ideias de Paulo Freire e tantas outras bobagens que não dá nem pra explicar...
Não por acaso estou escrevendo um artigo pro doutorado sobre a importância da formação política adequada para a implantação de políticas públicas coerentes para a emancipação do ser humano, ao invés da besteira infindável que vemos por aqui...enfim, segue uma parte do texto, ainda em processo de construção, e gostaria muito das intervenções dos amigos (coxinhas, isso não é para vocês)...

Discutir a questão da educação ideal é de extrema relevância, visto que atualmente ainda vivencia-se uma educação que não promove a verdadeira autonomia a seus educandos. Debate-se que boa parte do problema deve-se à formação de professores, arcaica e deficitária, que não é capaz de prover à sociedade indivíduos que pensem criticamente a própria vida e a vida em grupo, reproduzindo assim o status quo e impedindo a evolução do sujeito e do cidadão.
Repensar a formação dos professores e, portanto, a revisão do currículo desta formação é fundamental se há de fato pretensão de mudança, mas com ideologias falseadoras e arraigadas essa questão se coloca em um nível mais profundo de questionamento, que é o da possibilidade real da escola ser veículo de mudança [EB1] ao invés de reprodutora da ideologia dominante e da classe política atual que não parece ter interesse em prover as mudanças necessárias para garantir uma formação emancipatória. Mais do que isto, pode-se acrescentar também esta pergunta: que tipo de homem deve responsabilizar-se pela política? Isto é, não se trata apenas de possuir um saber que seria acessível a qualquer indivíduo conquistar, pois se assim fosse teríamos por resolvido apenas um lado da questão. Há outro lado que também deve ser considerado e que se define em termos éticos: não é suficiente conhecer, é preciso usar bem o que se conhece. Partindo-se dessas premissas, o objetivo fundamental deve artigo é o de discutir como o político deve encaminhar suas discussões, especialmente no que se refere às políticas educacionais, de modo a promover uma formação crítica e emancipadora, ao invés da manutenção da alienação corrente. Neste artigo pretende-iniciar uma discussão que cerca o tema tomando como ponto de partida a relação de poder que se estabelece em um estado democrático e como seria possível a formação de um político mais crítico e propositivo, o que implicaria políticas públicas educacionais capazes de formar professores cientes de sua função social e capaz de desenvolvê-la. Para tanto, utilizou-se da crítica platônica à democracia grega para demonstrar que a formação política é fundamental, mas que se feita de maneira inadequada só serve aos interesses da minoria que detém o poder e que pretende reforça-lo, algo que vai de encontro ao preceito democrático. Pretende-se demonstrar que aquilo que Platão vislumbrou no século V.I. a.C continua de certa maneira presente no mundo atual em forma da alienação da maior parte da população de conhecimentos suficientes para compreender o processo do poder o que a impede de passar a ser parte influente no processo decisório das políticas públicas de modo geral e da educação de modo particular. Parte-se, portanto, da problemática de qual o tipo de político deve-se possuir em um Estado para garantir que a formação acadêmica seja voltada para a liberdade dos indivíduos, e não o contrário. O objetivo deste artigo é promover o debate inicial que será a base para, em artigos posteriores que serão finalizados em uma tese de doutorado, retomar a discussão sobre como proporcionar a formação de professores críticos e conscientes para a mudança real na sociedade brasileira verificando como Platão discorreu sobre a possibilidade do ensino da virtude e como essa possibilidade de ensino pode prover à sociedade cidadãos capazes de alterar as políticas públicas de maneira a garantir educação emancipatória para todos.






 [EB1]Ver foucault
Tentativa 875 de retomada do blog ...