Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

30 dezembro, 2010

sobre o livro do meu amado Lobão



Acabei de ler a biografia de Lobão, 50 anos a mil. Quase 600 páginas em menos de uma semana e, pra quem, como eu, praticamente só leu filosofia nos últimos anos, pegar um livro e ir saboreando, sem precisar anotar nada, sem precisar buscar outras referencias, ou seja, ler pelo puro prazer da palavra dita ali, foi uma experiência muito boa...Sem contar que eu estava com a história do meu grande ídolo, aquele que me despertou do meu sonho dogmático (parodiando Kant) de criança criada em família super retrógrada e que via naquele "maconheiro" um risco enorme para aquela criança franzina de cabelos louros...mas logo eles veriam que eu não seria a bela princesa que minha família tanto esperava e que estaria mais para ovelha negra.

De Xurupito a ícone roquenrou, a trajetória de Lobão é incrível! De família classe média alta carioca que poderia fazer dele, em suas próprias palavras, um bundão, à bode expiatório que nunca aceitou os rótulos que tanto tentaram lhe colocar, sua vida se confunde com a cena musical brasileira dos últimos 40 anos. Um livro fundamental para quem quer entender as idiossincrasias mais que interessantes desse Lobo.

sobre o amado Lobão


A banda Vímana, com Lulu Santos e Ritchie...o olhar ainda dócil desse Lobo ainda menor de idade...


Um dos primeiros discos (1987) que eu comprei na vida...os 5 primeiros, pelo menos, seriam do Lobão. Eu gastava quase metade do salário de miséria que ganhava na época pra poder ter os LPs dele


Em 1986, uma capa de disco que já deixava clara a intenção do Lobão. Na capa, sua prima bem mais nova, Daniele, que seria sua mulher e mãe de sua filha.



Eu já achava ele um charme, mas com essa barbinha branca ficou ainda melhor (a enorme vantagem dos homens que envelhecem, ao contrários de nós, mulheres)


Ele fez muita gente calar a boca, com certeza.


Cansado das gravadoras, começa uma briga para que os cds fossem numerados para garantir ao artista sua parte nesse quinhão...deu o exemplo em seu selo, Universo Paralelo...a lei seria aprovada depois de muita luta, mas não por cds, mas por lote.



Ser preso por posse ridícula de droga, ver o juiz declarar em pleno julgamento que estava deixando passar um caso de contrabando e ser declarado culpado e preso...ele só podia rir, irônico e sarcástico que é


Em algumas fotos ele me lembra muito o Ruy, essa é uma delas...


Do rock pro samba, idiossincrasia fabulosa...Elza Soares o apresentou à Mangueira, e eu me lembro de na época, 1988, com 15 anos, ficar esperando a Mangueira passar na avenida só pra vê-lo na bateria...


Eu tinha uma foto dele, em preto e branco, que era a contra-capa do meu caderno do ensino médio (eu usaria essa capa em três cadernos, nos 3 anos do colegial) em que ele estava muito lindo...a ponto das pessoas não o reconhecerem!rsrs. Mas eu sempre o achei um homem bonito, por que belas, pra mim, sempre serão as ideias...


Pense, pense!


Eu fico imaginando a cena, essas duas figuras, atormentadas no enterro do Julio Barroso, cheirando cocaína em cima do caixão!! Ele iria sofrer muito com a morte do Cazuza


Não são lindos? A música inédita, lançado com o livro, dedicada aos amigos já mortos, é de beleza e sensibilidade ímpares



E aí, vai encarar?




sobre o Ano Novo, por Drummond

Agradecimento ao querido Guilherme, que me relembrou esses versos...


Receita de ano novo Smiley festeiro

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)


Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumidas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.


Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

Carlos Drummont de Andrade

24 dezembro, 2010

sobre a melancolia do natal


até ontem não estava muito nessa onde de Natal não, mas hoje tá impossível...

queria estar com a minha família...

22 dezembro, 2010

O que você acha das manifestações "espirituais" nos ritos de candomblé?

eu acho que qualquer pessoa tem o direito de se manifestar espiritualmente, e acho que o preconceito todo que se tem contra o candomblé é em parte por causa do preconceito que se tem contra o negro em si. Além do mais, é comum que as pessoas com determinada crença não aceitem a crença alheia como tão válida quanto a sua, e por serem maioria ou terem os meios de comunicação à disposição, acabam denegrindo a imagem das outras crenças.

Ask me anything

16 dezembro, 2010

sobre aumentos absurdos em salários já absurdos

Pessoas, faltam menos de 24h pra minha defesa de dissertação e eu só estudo pra isso, mas não podia deixar passar minha incontida ira contra o absurdo que os deputados fizeram nessa semana.

Sem tempo, repasso o ótimo post http://opoderbrasileiro.blogspot.com/

Vejam que a maioria tem twitter e se coloca à disposição, portanto, das pessoas. Que tal encher a timeline deles de protestos? É pouco? Comece assim, depois a gente pensa em o que fazer depois.


12 dezembro, 2010

sobre a beleza das coisas


Tirei essa foto do tumbrl do Lobão...achei muito linda...


e esta achei interessante...


sobre defesas e entregas

Este ano eu quase não tive como escrever, apesar do turbilhão de coisas que sempre me veem à mente...mas finalmente vou finalizar um ciclo, dia 17.12, com a defesa da minha dissertação...a todos os que estão torcendo, obrigada...e vamos lá!