Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

30 abril, 2010

Sobre a democracia e outras mentiras

Interessante quando a gente encontra um trecho de uma obra que diz exatamente aquilo que procurávamos:

"A burocratização, a impessoalidade das relações sociais na nova sociedade industrial e a complexidade dos problemas impedia que um indivíduo pudesse atuar ativa e conscientemente no cenário político e social como propunha a teoria democrática.

Predominava agora a influência de grupos poderosos na administração da opinião pública. Neste novo ambiente, o que estava em jogo era o "pseudoambiente", ou seja, as imagens criadas indiretamente pela ação da mídia e do noticiário em nosso mapas mentais. São estas imagens estereotipadas da realidade que controlam os afetos e os rancores, e que determinam o humor do público. E elas resultam menos da capacidade cognitiva do indivíduo e mais da manipulação e administração do consenso social pelas partes interessadas."

Este trecho é de um livro de Walter Lipmann,( Opinião Pública), o autor que eu pesquisei na minha monografia da graduação, mas não conhecia esse tipo de texto dele (eu o usei pra falar sobre filosofia para crianças). Muito interessante ver como a dominação econômica é retroalimentada pela dominação ideológica, que a funda e mantém, num circulo vicioso no pior sentido que a palavra pode ter.

Enquanto isso vamos consumindo aquilo que não precisamos, desejando o que de fato não queremos e achando que isso é muito natural...

Compre batom, compre batom...

20 abril, 2010

Vozes contra a globalização

Infelizmente minha net não é lá essas coisas e nem sempre posso me dar ao luxo de baixar muita coisa na net, mas esse documentário vale a pena:

sobre as absurdidades absurdas, como o preconceito

O poder econômico dominando ideologicamente...as pessoas acham que os seus desejos tem que se impor aos direitos das outras pessoas...o Brasil foi INVADIDO, e como os índios não tinham armas de fogo, sucumbiram...a pergunta é: São mais antropofágicos os indios que comeram os bispos ou os bispos que engoliram a alma dos indios?

07 abril, 2010

sobre como eu ODEIO serviços ruins

Sabe quando você tem certeza absoluta (é, redundante mesmo, pra ficar bem claro) e alguém diz que você precisa provar?

Bem, eu tenho CERTEZA que cancelei meu telefone fixo entre os meses de janeiro e fevereiro de 2009 pois foi quando eu me mudei e É CLARO que não ia deixar alguém usando minha linha. Lembro também que passei mais de 30 minutos tentando fazer isso pelo viva-voz do meu celular, pois eu fiz a ligação assim que sai de casa e só terminei quando cheguei no Pici, e isso me irritou tanto que eu escrevi sobre como a OI usa artimanhas para não deixar a gente cancelar uma linha de tantos anos...enfim, estou procurando aqui no blog e não encontro a porcaria do post que diria a data em que isso aconteceu (não que a Oi iria aceitar, iria dizer que eu poderia manipular os dados, sei lá) mas ao menos eu ia poder partir de uma data correta.

Agora, com toda a correria da minha vida, já estou com raiva só de imaginar o tempo que terei que perder, assim como a paciência, pra tentar resolver isso.

Se uma empresa, em pleno século XXI, diz não ser possível usar o e-mail para resolver esses tipos de problemas é porque ela está muito MAL INTENCIONADA!! Hoje, quase tudo eu resolvo pela internet!!!

Ok, raiva despejada, agora vou em frente...até

06 abril, 2010

sobre as coisas que me angustiam ou me entristecem, again

Aluno mal educado é o Ó! Adoro quem discorda de mim, adoro belos debates, mas a maioria não tem o mínimo de educação para ouvir e falar, cada coisa a seu tempo. Tanta gente sem nenhum tipo de oportunidade e quem tem desperdiça rindo nas costas do professor...depois reclama do país que a gente vive...são provavelmente os mesmos que se acharão donos do mundo o bastante para só pensar em si, queimar mendigo, roubar dinheiro público, maltratar as pessoas mais simples, entre milhares de abusos que vemos por ai...

Felizmente, entre tantas pessoas que são totalmente alienadas, algumas se destacam por perceber o mundo além da "rede Globo". Ótimos argumentos no colégio ontem, ótima surpresa ao conhecer um blog de uma aluna hoje que parou para pensar e viu que algo está errado, e inclusive percebeu uma aparente incoerência que precisava de explicações extras, um encontro com um aluno que me contou que eu o influenciei a estudar e passar na UFC (e ele passou, vindo do interior, sem nenhuma estrutura). São esses momentos que me fazem ter certeza de uma escolha mais profunda, e pela qual eu pago o preço.

Ah, e culpar Deus pelo desastre no Rio de Janeiro é ridículo. Até quando as pessoas vão justificar os erros humanos recorrendo à algo transcendental? Aiai.